Hoje, o vidro é utilizado em larga escala, em diversas linhas e categoria de produtos, e se destaca por ser um material que contém as mais completas qualidades exigidas pelas embalagens modernas e ainda ser 100% ecologicamente correto.
Por que utilizar o Vidro?
O sucesso do seu produto está diretamente relacionado com o impacto visual da embalagem no ponto de venda. O vidro atrai a atenção do consumidor, além de seduzir e impulsionar as vendas.
O vidro possui inúmeras características tornando-o versátil e seguro para diversos produtos: alimentos, bebidas alcoólicas, cervejas, sucos, águas minerais e refrigerantes.
Dentre tantas qualidades podemos ressaltar:
Transparente e elegante: o consumidor visualiza o que pretende comprar. Os produtos ganham uma imagem nobre, sofisticada e confiável.
Higiênico: o vidro é fabricado com elementos naturais, protegendo os produtos durante mais tempo e dispensando conservantes adicionais.
Inerte: o vidro não reage quimicamente. Por ser neutro, os produtos não sofrem alterações de sabor ou de qualidade.
Impermeável: por não ser poroso, funciona como uma barreira contra qualquer agente exterior, mantendo assim os produtos mais frescos, aumentando o "shelf-life" em relação a outros tipos de embalagens.
Prático: após o uso, o produto pode ser retampado, caso não seja consumido em sua totalidade.
Resistente: mudanças bruscas de temperatura, cargas verticais e umidade não são problema para as embalagens de vidro.
Microondas: pode ser usado diretamente no microondas.
Versátil: formas, cores, tamanhas são detalhes que fazem diferença no ponto de venda.
Múltiplo uso: as embalagens de vidro podem ser reaproveitadas.
Reciclável: o vidro é a única embalagem amiga da natureza e 100% reciclável.
O vidro é composto por areia, calcário, barrilha, alumina e corantes ou descorantes.
Processos de Fabricação
As embalagens de vidro dividem-se em dois tipos: boca larga e boca estreita, para cada tipo existem um processo mais apropriado de fabricação.
O processo de fabricação da embalagem é dividido em dois estágios. No primeiro estágio é moldado o arremate (boca) da embalagem. No segundo estágio, com a utilização da forma, é usado o sopro (ar comprimido) e define-se o formato e gravações do produto.